sábado, 22 de novembro de 2008

A Herança do Sacramento

Conheço Jefferson Abbud há quase 20 anos. Naquela época o Haras Sacramento já criava cavalos de rédeas e seu garanhão se chamava Top Tree PH. Era um cavalo nacional e mesmo não sendo um pedigree de trabalho fechado, foi com ele que Jefferson tirou alguns dos seus primeiros bons cavalos. Texas Bill foi um deles. O velho Texas Bill, é pai de Texas Playboy, me corrijam se estiver errado, que se não me engano esteve competindo no exterior montado por Paulo Coury. Texas Bill foi daqueles cavalos que fazem história por onde passam... mas esta é outra história.
Sempre me pareceu, que desde muito cedo, Jefferson sabia o que queria, pois não demorou para o Sacramento importar Peppy Lee San e começar um trabalho consistente na seleção de cavalos de Rédeas. Não falo aqui das éguas importadas pelo Sacramento pois não me sinto habilitado.
Mas para se criar cavalos de rédeas, e na verdade para se criar qualquer tipo de cavalos, não basta comprar cavalos e éguas e colocá-los para cruzar. O proprietário do Sacramento é um expert em linhagens, estatísticas e cavalos. Antes de qualquer um saber exatamente o que era um Hollywood Dunit, o Sacramento já negociava a vinda de Mellodys Dunit para o Brasil. Mas se isto só não bastasse para se fazer um teórico do cavalo, Jefferson deve ser o único criador que monta e apresenta seus animais consistentemente, compete em provas regularmente e que tem relacionamento direto com os maiores criadores e treinadores do mundo. Isto é, ele estuda, cria e experimenta seus cavalos. Não toca de ouvido!
Nestes quase 30 anos de seleção, o Sacramento só começou a vender cavalos em um leilão próprio, na comemoração dos seus 25 anos. O que gosto na criação do Sacramento é que posso ver a continuidade, o aperfeiçoamento e a busca do seu idealizador. Continuidade é tempo e investimento, é acerto e erro, e é estômago para a caminhada. Não é ser afetado por modismos.
Acho impressionante como o pessoal do cavalo troca um reprodutor comprovado ontem, pelo próximo cavalo da vez. O brasileiro é tão modista... mas isto também é outra história.
Não me lembro de ter visto o Sacramento criando qualquer outra coisa que não fosse cavalo de rédeas. E se você possui um Quarto de Milha de Rédeas, pare e dê uma olhada no Pedigree do seu cavalo, são grandes as chances de ter mais de um dos cavalos do Sacramento nele.
O Sacramento é o haras de Quarto de Milha de Rédeas com maior impacto na história da raça fora dos EUA. Falta-lhe só um título internacional de peso, com produtos da sua casa, mas para isso o Jefferson deve saber que é só mais uma questão de tempo e um pouco de sorte. No caso do Sacramento a busca da perfeição jamais deu lugar a pressa.
Nunca comprei um cavalo do Sacramento, não crio Quarto de Milha, e por isto mesmo não tenho nenhuma outra razão para escrever estas linhas, se não para tentar criar para você que as lê e que gosta de cavalo, um conceito do que é um criador de cavalos. E para cristalizar minha admiração pelo bom trabalho do amigo.

Nenhum comentário: